III CINPAC – Colóquio Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica com Crianças e Jovens

Apresentação

O direito de crianças e jovens à educação e à saúde é um princípio constitucional irrefutável. Quando algo inesperado põe em risco sua saúde e sua vida é preciso criar uma história para dar sentido a essa inflexão da existência. Em que medida a pesquisa científica e as políticas sociais consideram ou negligenciam essas histórias?

A temática do III CINPaC, Crianças, jovens e seus direitos à educação e à saúde:  a centralidade de suas narrativas em pesquisa e políticas sociais, traz para o centro do debate narrativas de crianças, de jovens e de adultos com o objetivo de dar visibilidade aos sentidos por eles atribuídos à saúde e ao adoecimento de modo a favorecer a implementação de políticas que lhes garantam, com absoluta prioridade, o direito à vida, à dignidade e ao respeito. Este tem sido o propósito de uma rede internacional de pesquisa vinculada a instituições brasileiras, europeias e da América Latina, que sob óticas complementares, Educação, Psicologia, Linguística, Filosofia e Direito, tem ampliado questões que orientaram atividades acadêmicas e científicas de três projetos de pesquisa financiados ao longo dos últimos 10 anos pela CAPES e CNPq.

O primeiro CINPAC, Raconter l’école en cours de scolarité (Narrar a escola durante a escolarização), foi realizado na Université de Nantes, dias 14 e 15 de novembro de 2013 e fez parte das ações do Projeto “Narrativas Infantis: o que contam as crianças sobre as escolas da infância” (2012-2015). O II CINPAC, “Infâncias e juventudes em espaços escolares e não escolares”, encerrou as atividades do Projeto “Narrativas da Infância: o que contam as crianças sobre a escola e os professores sobre a infância” (2016 – 2018) e foi realizado na UFRN, dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2018.

O III CINPAC se realizará na UFRN nos mesmos dias do Colóquio anterior: 5, 6 e 7 de dezembro de 2022 e também faz parte das atividades conclusivas do projeto de pesquisa “Narrativa, educação e saúde: crianças, famílias e professores entre o hospital e a escola”, financiado pelo CNPq (2018-2023). Enquanto fórum de debates, ele estende seu convite a grupos e redes de pesquisa em educação, saúde e demais áreas do conhecimento que, em defesa da vida, contribuam para o avanço de pesquisas interdisciplinares com vista a contribuir com políticas sociais voltadas para a garantia dos direitos à vida, à  saúde, à educação e, mais especificamente, ao que concerne a crianças e jovens que vivem suas vidas, ou parte delas, em tratamento de saúde.

Os impactos sanitários, sociais, escolares e culturais, impostos pela pandemia da COVID-19, a partir de 2020, e seus desdobramentos sobre a sociedade em geral e particularmente sobre as instituições educativas, abriram novos campos de pesquisa em defesa da vida. Eles alargaram os conceitos de bioética e de biopolítica e tornaram cada vez mais fortes e mais visíveis as interfaces entre educação, saúde e a centralidade da experiência humana no que concerne aos direitos à vida e à responsabilidade por sua preservação.

Fechar Menu